Total de visualizações de página

domingo, 3 de abril de 2011

Compacto - Clave de Lua

Como sabem a algumas publicações anteriores, falei-vos dos CLAVE de LUA.
Hoje quero-vos deixar, antes de mais, caros leitores do meu Blog, algumas palavras explicativas sobre a origem das três guitarras que compõem este grupo musical:


"C.F. Martin aprendeu em Viena e foi para a América fazer guitarras. Fundou em 1833 a companhia hoje gerida pelo seu tetraneto. À vista, a Guitarra Steel-String distingue-se pela forma da caixa e pelo braço estreito; mas o timbre deve muito ao barramento (x-bracing) introduzido pelo dito Martin."

"Leo Fender não inventou a Guitarra Eléctrica, mas concebeu modelos simples, versáteis e baratos, que popularizam o instrumento e continuam a ser preferidos por músicos de primeiríssima. Criou, sim, o Baixo Eléctrico (1951). Até aí não havia um baixo tão ágil, fosse de cordas ou sopro."

"Em Londres, a partir de 1734, John Preston fazia as chamadas English Guittars; de 1764, sobrevive uma guitarra (cítara popular) feita em Lisboa por Joaquim Pedro dos Reis. Desde esses tempos, músicos e construtores têm puxado uns pelos outros e chegou-se à Guitarra Portuguesa dos nossos dias."



Relembro-vos de que os Clave de Lua são um grupo composto por três elementos: na Guitarra Portuguesa - Luís Motta da Silva, na Guitarra Baixo - Paulo Costa e na Guitarra Steel-String - Manuel Ribeiro.
Tiveram três actuações (27 de Novembro de 2010, 19 de Fevereiro e 02 de Abril de 2011) no Bar "Anos 60", no Largo de Terreirinho e mais uma (17 de Dezembro de 2010) na casa de Fados "Cantinho da Alegria" em Lisboa, todas tocadas ao vivo.

Segue a Lista que tocaram na sua última actuação: "Canção dos Primeiros Ventos", "Fandanga", "Muito que Pensar", "Sempre em Festa", "Greensleeves", "Manuel Maria/Moleirinha", "Xariaô", "Nocturno", "Onde irão estes Regatos?", "Monte da Lua", "Esse Azul do Teu Olhar", "Sons de Pedrinhas", "Rondó", "Bicho Caminheiro" e "Grande Marcha de Lisboa (de 1955)".

Relativamente a todas estas músicas:

"Greensleeves" é da autoria de John Dowland (1563-1624).

O "Fado Marcha Manuel Maria" é da autoria de Manuel Maria Rodrigues Marques (1855-1936). Juntou-se ao "Fado Moleirinha" (popular) que resultou numa pequena "suite de instituições do fado castiço".

Duarte & Ciríaco gravaram a "Plaina" em 1968. É um tema popular dos Açores.

Casimiro Ramos (1901-1973) guitarrista, é o autor de o "Nocturno".

"Esse Azul do Teu Olhar", uma canção de amor, da autoria de Manuel Ribeiro.

E todas as restantes músicas são da autoria de Luís Motta da Silva.


Por isto e muito mais vale a pena dar um saltinho a www.palcoprincipal.com/clavedelua  e ouvir as músicas de que vos falo...não se irão arrepender!!!


Cristina Espalha
03.Abril.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário